Uruguai

O sol brilha sobre nós! Vamos, Uruguai!

 

A República Oriental do Uruguai geograficamente localiza-se ao sul da América do Sul e faz fronteira com o Brasil ao norte. A área continental de 176.215 km², uma população: 3,4 milhões de habitantes (estimativa 2010) Moeda: Peso uruguaio. Cidade Principais: Montevidéu, Salto, Paysandú, Las Piedras, Rivera, Maldonado e Punta del Leste . Densidade Demográfica: 19 hab./km2 e um clima: subtropical . Entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente de europeus. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul e é o único país não lusófono em que o ensino da língua portuguesa é obrigatório e ensinado a partir do 6º ano de escolaridade

 

A Colônia de Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se possessão espanhola. Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O Uruguai conquistou sua independência entre 1810 e 1828 após guerras que envolveram Espanha, Portugal, Argentina e Brasil. O país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo.

 

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e o 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, Para a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o segundo país menos corrupto da América Latina (atrás do Chile). Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum. Foi classificado como o nono país "mais habitável e verde" do mundo e o primeiro nas Américas.

 

  • Aspectos Gerais:

 

Nome do país: República Oriental do Uruguai;
Capital: Montevidéu;
Língua Oficial: Espanhol;
IDH (2012): O, 792 – Elevado.
Gini (2010): 45,3
PIB (2007): US$ 59,458 bilhões
Renda per capita: US$ 17.466

 

  • Futebol:

 

A seleção uruguaia - Celeste Olímpica - venceu 2 do Mundo as de 1930 e 1950, 2 Jogos Olímpicos (1924 e 1928) e 15 Copa América. Em setemrbo de 2012 estava em quinto no Ranking da FIFA e em quinto nas Eliminatórias.

 

Hector Castro, Obdulio, Gigghia, Schiaffino, Ancheta, Morena, De León, Ruben Paz, Sosa, Pedro Rocha, Mazurkiewicz, Montero, Cubillas, Rodolfo Rodriguez, Francescoli, Lugano, Forlan, Cavani, se destacaram no Futebol Mundial. Peñarol, Nacional, Danubio, Liverpool, Defensor são alguns dos seus times.

 

Em sua última participação na África do Sul, foi terceiro, e na Copa América disputada na Argentina foi campeão.

 

A equipe classificou-se para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil vencendo a Jordânia (0-5;0-0) na repescagem mundial. Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte, será a base da Seleção Uruguaia na Copa do Mundo. A Celeste Olímpica ficará concentrada no JN Resort e fará seus treinamentos na Arena do Jacaré. A Celeste está no grupo D, junto de Costa Rica, Inglaterra e Itália. Estreia contra a Costa Rica, às 16 horas no dia 14 de Junho de 2014 na Arena Castelão em Fortaleza. O segundo jogo será na Arena Corinthians em São Paulo no dia 19 de Junho às 16 horas. E o último jogo da primeira fase será contra a Itália, na Arena das Dunas às 13 horas no dia 24 de Junho.