Suíça

VAMOS SUÍÇA!

Oficialmente Confederação Suíça é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, capital Berna . Situado na Europa Central, faz fronteira com a Alemanha a Norte, a França a Oeste, a Itália a Sul e com a Áustria e Liechtenstein a Leste. É um país sem costa marítima e dividido geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, com uma área de 41 285 km². A população é de 7,8 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país, os centros económicos de Zurique e Genebra (classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo). A Suíça é um dos países mais ricos do mundo com um PIB per capita calculado em 75.835 de dólares americanos em 2011. Tem como característica uma história de neutralidade, sem guerras internacionalmente desde 1815. O país é sede de organizações internacionais como o Fórum Económico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. Fundadora da Associação Europeia de Comércio Livre e é parte integrante do Acordo de Schengen. Em termos desportivos as sedes do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) e a União Europeia de Futebol Associations (UEFA) sãolocalizadas no território suíço.

A Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche. Sua história começa antes do Império Romano: em 500 a.C., quando muitas tribos celtas estavam localizadas nos territórios do Centro-Norte da Europa. Uma delas era a dos Helvécios, nome que iria originar a designação atual da Suíça. Eles não eram selvagens (como afirmavam Romanos e Gregos) e sim avançados na técnica de joias e outras peças pequenas encontradas nas escavações feitas no Lago de Neuchâtel.

Nos esportes coletivos o hóquei no gelo é o destaque e outros desportos como o voleibol, o basquetebol, o handebol também tem nível internacional. Nos individuais destacam-se o atletismo, a ginástica, o esqui e o ténis, com Roger Federer. No amadorismo praticam desporto mostrando ser uma população ativa, ao contrário de outros países europeus. No Verão é praticado o skate e o ciclismo enquanto que no Inverno praticam mais esqui e snowboard. Nosl cantões estimula-se o desportos para os jovens. O desporto, que é uma das cadeiras do Conselho Federal, é considerado essencial perante a população na educação e na maturação dos suíços.

 

  • Com um PIB de US$ 512,065 bilhões (19.º)
  • Apresenta um IDH 0,903 (11.º) – muito elevado
  • é um Estado Federal composto por 26 cantões em que cada um tem a sua autonomia político-econômica
  • A hierarquia política da Suíça é constituída de um sistema Federal; um cantonal e um comunal
  • Cerca de dois terços do território suíço é coberto de florestas, montanhas e lagos. Não possui recursos minerais, precisa importar, processar e colocar à venda as necessidades da população.
  • Dos três setores que compõem a atividade económica suíça, o terciário é o mais importante no qual se incluem a banca, as seguradoras e o turismo

O futebol é um dos desportos mais praticados no país. Conta com uma liga nacional entre elas as equipes: Grasshopper, Basel, Young Boys, Zürich, Servette, Sion e Neuchâtel Xamax. Dividiu com a Áustria, como país sede da Eurocopa de 2008, mas não passou da fase de grupos.

Em 2006, a Suíça conseguiu um fato inédito até agora na história das Copas do Mundo, ao ser eliminada da competição sem sofrer nenhum gol, perdendo para a Ucrânia nos pênaltis, também não converteu nenhum pênalti. O melhor resultado da Suíça em Copas do Mundo foi um 6º lugar no mundial de 1950. Nas Olimpíadas, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1924.

Principais jogadores: Chapuisat, Benaglio, Pascolo, Sforza, Lichtsteiner, Zuberbühler, Vogel, Yakin, Frei e Sommer.