Portugal

UM SONHO, UMA AMBIÇÃO… PORTUGAL CAMPEÃO!

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa
na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. A sua capital é Lisboa, sendo esta também cidade sede do governo. Portugal tem um população em torno de 10 637 713 de pessoas.

Nos séculos XV e XVII, como resultado de pioneirismo na Era dos Descobrimentos , Portugal expandiu a influência ocidental e estabeleceu um império que incluía possessões na África, Ásia, Oceania e América do Sul, tornando-se a potência económica, política e militar mais importante de todo o mundo. O Império Português foi o primeiro império global da história e também o mais duradouro dos impérios coloniais europeus, abrangendo quase 600 anos de existência, desde a conquista de Ceuta em 1415, até à transferência de soberania de Macau para a China em 1999. No entanto, a importância internacional do país foi bastante reduzida durante o século XIX, especialmente após a independência do Brasil, a sua maior colónia. 

Após a Revolução de 1910, a monarquia foi deposta e iniciada a Primeira República Portuguesa, cuja instabilidade culminou na instauração de um regime autoritário, o Estado Novo. A democracia representativa foi instaurada após a Revolução dos Cravos, em 1974, que terminou a Guerra Colonial Portuguesa, quando as últimas províncias ultramarinas de Portugal se tornaram independentes, sendo as mais proeminentes Angola e Moçambique. 

Portugal é membro-fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (UE), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


A Seleção Portuguesa Futebol – denominada "Equipa das Quinas" pelas quinas representadas no simbolo da Bandeira Nacional – disputou cinco Copas do mundo FIFA (1966, 1986, 2002, 2006 e 2010). Principais resultados: 3º lugar na Copa de 1966 em Inglaterra e 4º Lugar na Copa de 2006 na Alemanha. Foi também Vice-Campeã da Eurocopa de 2004, que perdeu para a Grécia na Final por 1-0, disputada em Portugal. O Futebol começou a tornar-se conhecido em Portugal nas últimas décadas do século XIX, trazido por jovens britânicos residentes em Portugal que estudavam em Inglaterra, assim como por estudantes portugueses que de lá regressavam.

António Oliveira, Bento, Carlos Manuel, Chalana, Coluna, Damas, Eusébio, Fernando Couto, Fernando Gomes, Figo, Futre, Humberto Coelho, João Pinto, João Vieira Pinto, Jordão, Jorge Costa, José Augusto, José Torres, Matateu, Néné, Oceano, Pauleta, Paulo Sousa, Peyroteo, Rui Costa, Sergio Conceição, Simões, Vitor Baia, Sá Pinto, Simão Sabrosa, Deco, Ricardo Carvalho, Maniche, Costinha, Ricardo, Cristiano Ronaldo são as Lendas da Seleção Portuguesa e seus principais clubes são o SL Benfica, o FC Porto, o Sporting CP o SC Braga e o CF Belenenses.

Em 2010 na África do Sul, Portugal estava no Grupo G com o Brasil. No confronto entre ambos o resultado foi de 0-0, classificando-se ambas as equipas para a proxima fase. Nos oitavos de final Portugal mediu forças com a campeã Espanha, da qual saiu derrotada por 1-0, golo de David Villa.