México

Pra cima deles México!

 

México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal localizada na América do Norte. O país é limitado a norte pelos Estados Unidos; ao sul e oeste pelo Oceano Pacífico; a sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe; a leste pelo Golfo do México. Com um território que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14º maior país independente do mundo. Com uma população estimada em 118 milhões de habitantes, é o 11º país mais populoso do mundo e o mais populoso país da hispanofonia. O México é uma federação composta por trinta e uns estados e um distrito federal (Distrito Federal). O México figura também como o segundo país mais populoso e rico da América Latina, em ambos os casos superado apenas pelo Brasil.


O México é uma das maiores economias do mundo e uma potência regional, e desde 1994, o primeiro país latino-americano membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo um país de renda média-alta consolidada. O México é considerado um dos países recentemente industrializados e uma potência emergente. A nação tem o 13º maior PIB nominal e o maior 11º maior PIB por paridade de poder de compra. A economia está fortemente ligada à dos seus parceiros do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), especialmente os Estados Unidos. O país ocupa o quinto lugar no mundo e o primeiro das Américas em número de Patrimônios Mundiais da UNESCO, com 31 lugares que receberam esse título, e em 2007 foi o 10º país mais visitado do mundo, com 21,4 milhões de turistas internacionais.

 

  • Aspectos gerais:


O futebol no México foi organizado no início do século XX por grupos de imigrantes europeus, nomeadamente mineiros córnicos da Cornualha, Inglaterra, e em anos mais tarde, espanhóis exilados que fugiam da Guerra Civil Espanhola. A equipe original jogou contra a Guatemala em solo guatemalteco e a equipe mexicana venceu por 3-2.


O México se classificou para 14 Copas do Mundo e se classificou consecutivamente desde 1994; México jogou contra a França no primeiro jogo da primeira Copa do Mundo em 13 de Julho de 1930. A melhor progressão do México é ter chegado às quartas-de-final nas Copas de 1970 e 1986, sendo que ambas foram disputadas em solo mexicano.


A seleção mexicana venceu 6 Copa Ouro da CONCACAF, 3 Campeonato da CONCACAF, uma medalha de ouro no Jogos Olímpicos, 4 Jogos Pan-Americanos e uma Copa das Confederações.


A Seleção Mexicana montará sua base em Santos durante a Copa de 2014. Os treinamentos serão realizados no CT Rei Pelé, e a delegação mexicana ficará hospedada em um hotel no bairro do Gonzaga, na orla santista. O México enfrentará Camarões, Brasil e Croácia na primeira fase. As partidas serão em Natal, Fortaleza e Recife, respectivamente.