Itália

Vamos Squadra Azzurra!


Itália, oficialmente República Italiana é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa (Europa meridional). Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano. Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior de Itália, enquanto Campione d'Italia é um enclave italiano na Suíça. O território do país abrange cerca de 300 338 km² e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 60,6 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa da Europa.


A Itália moderna é uma república democrática, classificada como o 24º país mais desenvolvido do mundo e com índice de qualidade de vida entre os dez primeiros do planeta. O país goza de um alto padrão de vida e tem um elevado PIB nominal per capita. É um membro fundador da União Europeia e parte da zona euro, além de ser membro do G8, G20, OTAN, OCDE, Organização Mundial do Comércio(OMC), Conselho da Europa, União da Europa Ocidental e as Nações Unidas. A Itália tem a terceira maior reserva de ouro, o oitavo maior PIB nominal, o décimo maior PIB (PPC) e o sexto maior orçamento público do mundo. A República Italiana tem o nono maior orçamento de defesa do mundo, acesso às armas nucleares da OTAN e um papel proeminente nos assuntos militares, culturais e diplomáticos europeus e mundiais, o que a torna uma das principais Potências Médias do mundo e uma Potência Regional de destaque na Europa. O país tem um elevado nível de escolaridade pública e é uma nação altamente globalizada.

 

  • Aspectos gerais:


A cor tradicional da camisa da seleção é em homenagem à antiga casa real italiana de Saboia, cuja família reinou o país de 1861 até 1946 e tinha como o brasão imperial a cor predominante azul claro (azzurro em italiano) e, portanto, os membros da seleção são apelidados de Azzurri e a seleção, de Squadra Azzurra. Os calções são tradicionalmente brancos, e tradicionalmente também a combinação contrária (camisas e meias brancas e calções azuis) constitui o uniforme reserva. Uma triste lembrança em meio ao título na Copa do Mundo de 1938, entretanto, foi em relação ao segundo uniforme utilizado: totalmente preto, a cor do fascismo, tendo sido utilizado nas semifinais contra os anfitriões franceses. Calções pretos também foram utilizados na Copa do Mundo de 1966, no jogo contra a União Soviética.


Em Copa do Mundo a seleção participou 17 vezes em 19 oportunidades, a Seleção Italiana de Futebol é a segunda mais bem sucedida seleção de futebol em Copas do Mundo, tendo saído vitoriosa em quatro. Venceu também uma Eurocopa e ganhou uma medalha olímpica de ouro. Em sua última participação na África do Sul, foi eliminado na primeira fase.


Principais jogadores: Franco Baresi, Dino Zoff, SILVIO PIOLA, Giuseppe Meazza , GAETANO SCIREA, Paolo Maldini, Alessandro Del Piero , Roberto Baggio ,Walter Zenga, Paolo Rossi, Gianluigi Buffon , Fabio Cannavaro.


Na copa do mundo que vai ser realizada no Brasil a seleção Italiana escolheu a cidade de Mangaratiba, a 100km da capital carioca. A Azzurra fará sua preparação para a Copa no resort Portobello, onde a delegação também ficará hospedada. Integrante do Grupo D, a Itália duela com Uruguai, Costa Rica e Inglaterra na primeira fase, em Manaus, Pernambuco e Natal, respectivamente.