Holanda

NÃO TEMA O 'BIG FIVE', TEMA OS 11 DA LARANJA!

Os Países Baixos ( Nederland) se localizam na Europa Ocidental, também denominada de Holanda. É uma monarquia constitucional democrática parlamentar.

É membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Kioto. Língua Oficial: Holandês, numa área de 41, 528 km² tem uma população: 16, 570,613 hab. Têm uma economia muito forte na economia europeia desde o século XVI, o transporte, a pesca, o comércio e os bancos têm sido importantes setores da economia neerlandesa. O país é umas das dez maiores nações exportadoras. Gêneros alimentícios formam o maior setor da indústria do país. Outras grandes indústrias incluem produtos químicos, metalurgia, máquinas, elétrica, de mercadorias e turismo. Exemplos incluem (Unilever, Heineken), serviços financeiros (ING), produtos químicos (DSM), refino de petróleo (Shell) e máquinas elétricas (Philips, ASML).

Os Países Baixos têm a 16ª maior economia do mundo e o sétimo maior PIB (nominal) per capita. O país possui uma das economias capitalistas mais livres do mundo, 12ª posição entre 157 países de acordo com o Índice de Liberdade Econômica. Indicadores sociais : Gini (2006) 30,9, IDH (2011) 0,910 (3.º) – muito elevado, Esperança de vida 79,8 anos (17.º), Mortalidade infantil 4,7/mil nasc. (19.º), Alfabetização: 99,0% (19.º)

Aspectos gerais: 

- Os Países Baixos são banhados pelo Mar do Norte ao norte e a oeste, e fazem fronteira com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. 
- A capital é Amsterdã e a sede do governo é Haia.
- País de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e sessenta por cento de sua população situados abaixo do nível do mar.
- Áreas extensas de terras foram recuperadas e preservadas através de um elaborado sistema de pôlderes e diques. Grande parte dos Países Baixos é formada por um grande delta, o delta do Reno e Mosa.

A Seleção Holandesa de Futebol – denominada "Laranja Mecânica" pela cor de sua camisa e pelo revolucionário filme da época de Stanley Kubrick – disputou Nove Copas do mundo FIFA (1934, 1938, 1974, 1978, 1990, 1994, 1998, 2006, 2010). Principais resultados: Vice-Campeã (1974,1978 e 2010); conquistou a EUROCOPA em 1988. Nas Olimpíadas conquistou em 1908, 1912 e 1920 a medalha de bronze.

Historicamente uma das principais seleções de futebol, marcada por na década de 70 ter implantado o "Futebol Total" idealizado pelo treinador Rinnus Michels, mesmo sem vencer nenhuma Copa do Mundo, entrou na história por uma forma envolvente de praticar o futebol, lembrada como "Carrossel Holandês" e que foi um fato marcante na historia do futebol.

Cruyff, Krol, Rensenbrink, Rep, Neeskens, gêmeos Van de Kerkhof, Gullit, van Basten Rijkaard, Bergkamp, Davids, gêmeos, Frank e Ronald de Boer, Overmars, Cocu, Seedorf, Koeman, van der Vaart, Nistelrooy, Kluivert, van der Sar, van Bronckhorst, Robben, Sneijder, Stekelenburg, van Bommel e van Persie são craques da Laranja Mecânica e seus principais clubes são: Ajax, PSV, Feyenoord e Twente.

Em 2010 na África do Sul desclassificou novamente o Brasil (como já tinha feito em 74) empatou no tempo regulamentar se só cedeu a vitória para a Espanha na prorrogação.Nas eliminatórias está no grupo D com Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra e estreou vencendo os turcos por 2x0 em Amsterdã.