Grécia

A GRÉCIA ESTÁ EM TODOS OS LUGARES!

A Grécia, oficialmente República Helênica, é um país europeu localizado na parte meridional dos Bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, pelo qual tem ligação com a Itália. Localizada no sudeste da Europa, junto de Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia,[3] da filosofia ocidental,[4] dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia. A Grécia é um país desenvolvido com graves problemas de ordem econômica. É hoje relativamente homogênea em termos linguísticos, com a grande maioria da população nativa, usando o grego como sua língua materna. Os remanescentes físicos da cultura da Grécia clássica conservam-se principalmente em Atenas, Esparta, Micenas, Argos e outros sítios, enquanto as esculturas e outros objetos de arte exibidos nos museus gregos (Nacional, de Heracleia, da Acrópole, etc.), e dos principais centros culturais do mundo constituem uma lembrança permanente de copiosa herança cultural helênica, que ainda continua viva na educação dos gregos.

A população do país em 2001 era de 10.964.020 habitantes, quase dois terços do povo grego vivem em áreas urbanas. Os maiores municípios da Grécia em 2001 foram: Atenas, Salónica, Pireu, Patras, Heraklion, Larissa e Volos. Ao longo do século XX, milhões de gregos emigraram para os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá e Alemanha, criando um grande diáspora grega. É uma república parlamentar e o chefe de Estado nominal é o presidente da república, que é eleito pelo parlamento para um mandato de cinco anos.

Recebeu em 1896 as primeiras Olimpíadas modernas, tem uma longa tradição desportiva e como o local de nascimento do Jogos Olímpicos, a Grécia recebeu recentemente as Olimpíadas de 2004.

 

  • Com um PIB de US$ 412,521 bilhões (31.º)
  • apresenta um IDH 0,855 (22.º) – muito elevado
  • a moeda é o EURO e passa por uma enorme crise financeira.
  • A indústria do turismo (recebeu mais de 19,5 milhões de turistas em 2009) é uma importante fonte de divisas e receitas, respondendo por 15% do total do PIB da Grécia e empregando, direta ou indiretamente, 16,5% da força de trabalho total
  • A força de trabalho grega totaliza 4,9 milhões de pessoas e é a segunda mais produtiva entre os países da OCDE, atrás apenas da Coreia do Sul

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Os argonautas começam contra Letôniaem setembro de 2012, chave com Bósnia, Eslovênia, Lituânia e Liechtenstein.

A Seleção Grega de Futebol surpreendia a Europa e o mundo ao conquistar o título da Eurocopa 2004, realizada em Portugal. O time eliminou, entre várias seleções, Espanha, Rússia, França, República Tcheca e venceu os donos da casa na final, em Lisboa, por 1x0. O Campeonato grego de futebol é o maior campeonato de futebol profissional no país composto por 16 equipes. O clubes mais bem sucedido são o Olympiacos, Panathinaikos e AEK Atenas.

Principais jogadores: Zagorakis, Anastopoulos, Kyrgiakos, Karagounis, Gekas, Charisteas, Samaras, Giannakopoulos, Papadopoulos, Seitaridis, Nikopolidis, Machlas, Katsouranis. Treinador alemão Otto Rehhagel campeão da Euro e até julho de 2010 quando assumiu o português Fernando Santos, que aparece na 15ª posição da tabela da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS)..

Marcou três pontos no Grupo B da Copa de 2010, tendo perdido para Coréia do norte e Argentina, venceu a Nigéria por 2x1 (marcou seus primeiros gols numa copa com Salpingidis e Torosidis , mas foi desclassificada na primeira fase.