Estados Unidos

LIBERDADE E A BUSCA PELA VITÓRIA!

Estados Unidos da América, ou simplesmente Estados Unidos, são uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal. Localiza-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico, fazendo fronteira com o Canadá a norte e com o México a sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Pacífico. 

Capital: Washington, D.C., outras cidades com mais de um milhão de habitantes: Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Houston, Filadélfia, Phoenix, San Antonio, San Diego e Dallas. População: 311.591.917 (2011). O beisebol é considerado como o esporte nacional, enquanto o futebol americano, o hóquei no gelo e o basquete são outros três esportes de equipe profissionais. As ligas universitárias também atraem grandes audiências. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos organizou, em 1904, os Jogos Olímpicos de Verão, em St. Louis, Missouri; os Jogos de Los Angeles em 1932 e 1984 e mais recentemente os Jogos de Atlanta em 1996. Em 2004, os Estados Unidos conseguiram um total de 103 medalhas, das quais 35 eram de ouro. O país conquistou, ao total, 2 301 medalhas em Jogos Olímpicos de Verão,[290][291] onde é o país que mais venceu, e 216 nos Jogos Olímpicos de Inverno, onde é o segundo país no ranking total, atrás apenas da Noruega. PIB US$ 15,065 trilhões(1.º), PIB - Per capita US$ 48.147 (8.º), Gini (2007) 46,3 - IDH (2011) 0,910 (4.º) – muito elevado. 

Federação de Futebol dos Estados Unidos e compete pela CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). Classificada como a 28ª do mundo segundo ao Ranking Mundial da FIFA. 

No torneio inaugural de 1930 terminou em terceiro. Em 1950, no Brasil, a equipe do goleiro Frank Borghi superou a Inglaterra em Belo Horizonte. Em 1994, como anfitriões, os Estados Unidos alcançaram as oitavas de final. O jogo contra o Brasil foi equilibrado, com gol de Bebeto, o Brasil venceu. Alcançou as quartas de final da Copa do Mundo de 2002 e o segundo lugar na Copa das Confederações de 2009. Venceu a Copa Ouro da CONCACAF quatro vezes. Conquistou prata e bronze nos Jogos Olímpicos de 1904. 

Os clubes mais bem sucedido são o Cosmos, DC United (Washington DC), L.A. Galaxy e S.J. Earthquakes (California), Houston Dynamo (Texas), Chicago Fire (Illinois), Sporting Kansas City (Missouri) Columbus Crew (Ohio), Real Salt Lake (Utah), Colorado Rapids (Colorado), Tampa Bay Mutiny e Miami Fusion (Florida) Seattle Sounders FC (Washington), FC Dallas (Texas), New England Revolution (Massachusetts) . 

Principais jogadores: Harkes, Reyna, McBride, Jones, Donavan, Balboa, Reyna Bocanegra, Meola e Dempsey. Treinador Bob Bradley. Venceu o Grupo C da Copa de 2010, empatou contra a Inglaterra (1-1) e Eslovênia (2-2), derrotaram a Argélia. Nas oitavas-de-final, os EUA perderam para Gana por 2-1. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 disputará a partir de fevereiro de 2013 com EUA, Costa Rica, Jamaica, Honduras e Panamá, três vagas, mais uma. Destaque no time: Onyewu, Bradley, Altidore, Howard, Donavan e Dempsey. Treinador Jürgen Klinsmann.