Coréia do Sul

A evolução do futebol!

 

Coreia do Sul, oficialmente República da coreia, é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coreia, que o separa do Japão, e a oeste com o Mar Amarelo. Seu território compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam, dentre as quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt. Aproximadamente metade de sua população vive na capital, Seul, ou em sua área metropolitana, que é uma das maiores do mundo (algumas fontes indicam que é a segunda, atrás apenas da área metropolitana de Tóquio, no Japão).


A Coreia é uma das civilizações mais antigas do mundo, Investigadores arqueológicos afirmam que a península foi ocupada desde o Paleolítico Inferior. Através do tempo, a história da Coreia tem sido turbulenta com numerosas guerras, incluindo invasões tanto chinesas quanto japonesas. Desde o estabelecimento da república moderna em 1948, a Coreia do Sul debateu-se com sequelas de conflitos bélicos, como a Guerra da Coreia (1950-1953) e décadas de governos autoritários. Apesar de ser oficialmente uma democracia de estilo ocidental desde a fundação da república, as eleições presidenciais sofreram grandes irregularidades que só terminaram em 1987, quando as primeiras eleições diretas e justas foram levadas a cabo e o país passou a ser considerado como uma democracia multipartidária.


Sua economia tem crescido rapidamente desde a década de 1950. Hoje em dia, é a 13ª maior economia do mundo (por PIB PPA), e está classificado como um dos países mais desenvolvidos do mundo pela Nações Unidas, pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) Também se encontra entre os países mais avançados tecnologicamente e um dos melhores em comunicações; é o terceiro país com o maior número de usuários de Internet de banda larga entre os países-membros da OCDE, sendo também um dos líderes globais na produção de aparelhos eletrônicos, como dispositivos semicondutores e telefones celulares. Também conta com uma das infraestruturas mais avançadas do mundo, e é o líder da indústria de construção naval, encabeçada por companhias proeminentes como a Hyundai Heavy Industries.

 

  • Aspectos gerais:


A Coreia, antigamente, tinha um jogo com bola chamado 'chuk-guk' muito similar ao futebol moderno. Contudo, os Coreanos viram a versão presente do futebol pela primeira vez em 1882 quando membros da tripulação britânica jogavam enquanto sua embarcação visitava o Porto de Inchon. Em 1921, o primeiro Torneio de Futebol de Toda a Coreia foi disputado, e então em 1928, a Korea Football Association foi organizada, que criou uma fundação para disseminar e desenvolver o futebol na Coreia. A primeira copa do mundo disputada foi em 1954, onde foi eliminada na primeira fase.


A seleção coreana é uma das principais equipes asiática e de maior crescimento no futebol. A seleção coreana venceu 2 Copa da Ásia, uma Copa das Nações Afro-Asiáticas e 3 medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos. Hong Myung-Bo, Park Ji-Sung, Park Chu-Young e Son Heung-Min são principais atletas coreanos que se destacaram no Futebol Mundial.


Em Copa do Mundo a seleção participou 8 vezes em 19 oportunidades, e seu melhor resultado foi em 2002 com um 4° lugar. Em sua última participação na África do Sul, saiu nas Oitavas-de-final, perdendo para o Uruguai por 2x1.


Na copa do mundo que vai ser realizada no Brasil a seleção da Coreia do Sul ficará na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O Estádio Pedro Basso está passando por reformas para ser o centro de treinamentos da equipe asiática. Os coreanos integram o Grupo H e enfrentarão Rússia, Argélia e Bélgica na etapa classificatória. Os jogos serão em Cuiabá, Porto Alegre e São Paulo.