Camarões

Os leões infomáveis estão de volta!

 

É país africano, limitado a oeste e a norte pela Nigéria, a leste pelo Chade e pela República Centro-Africana, a sul pelo Congo, pelo Gabão e por Rio M uni (Guiné Equatorial) e a oeste pelo Golfo da Guiné, através do qual faz fronteira com a Guiné Equatorial, via Ilha de Bioko.

 

República presidencialista com uma divisão administrativa em 10 províncias . Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido e a França dividiram essa colônia, cabendo à França a maior área, sendo as zonas mais transferidas para o domínio de outras colônias francesas , e governando o restante a partir de Yaoundé. Os Camarões franceses alcançaram a independência em 1960 sob a denominação de República dos Camarões , no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte a maioria mulçumana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse a República de Camarões, formando a República Federal dos Camarões.

 

  • Aspectos Gerais:

 

Nome do país: República do Camarões;
Capital: Yaoundé;
Línguas Oficiais: Francês e Inglês;
IDH (2010): O, 460 – Baixo.
Gini (2001): 44.6
PIB (2007): US$ 40,020 bilhões
Renda per capita: US$ 2.088

 

  • Futebol:

 

Principais jogadores: Samuel Eto’o, Roger Milla, Thomas Nkono.

 

É uma das melhores seleções da África, com reconhecimento internacional, muitos de seus jogadores estão espalhados ao redor da Terra e encantam os espectadores com sua habilidade e alegria em jogar. O maior título é a medalha de ouro obtida nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e bronze: 1997.

 

Na Copa do Mundo FIFA, seu melhor foi o 7° lugar em 1990. Na última edição foi desclassificado, perdendo para Holanda (1x2), Dinamarca (1x2) e para o Japão (0x1).

 

Venceu quatro vezes a Copa Africana de Nações (1984, 1988, 2000 e 2002). Em 2003 terminou vice-campeão da Copa das Confederações.

 

A equipe classificou-se para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil vencendo a Tunísia (0-0;4-1) na fase final das eliminatórias africanas. A Seleção de Camarões também escolheu a capital capixaba para fixar suas bases durante a disputa da Copa do Mundo. A delegação ficará hospedada no hotel Sheraton e usará o Estádio Estadual Kleber Andrade para treinamentos. Os camaroneses estão no grupo A, junto de Brasil, México e Croácia. Estreia contra o México, às 13 horas no dia 13 de Junho de 2014 n Arena das Dunas em Natal. O segundo jogo será na Arena Amazônia em Manaus no dia 18 de Junho às 19 horas. E o último jogo da primeira fase será contra o Brasil, na Arena Pernambuco às 17 horas no dia 23 de Junho.