Brasil

Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!

 

Oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km.[12] É limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha (o único destes habitado), Atol das Rocas, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Equador e Chile. Possui uma diversidade de animais selvagens, ambientes naturais e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.

 

Estima-se que em 1500 a costa oriental da América do Sul, era habitada por dois milhões de indígenas, do norte ao sul. A população ameríndia era repartida em grandes nações indígenas compostas por vários grupos étnicos entre os quais se destacam os grandes grupos tupi-guarani, macro-jê e aruaque. Os primeiros eram subdivididos em guaranis, tupiniquins e tupinambás, entre inúmeros outros. Os tupis se espalhavam do atual Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte de hoje. Segundo Luís da Câmara Cascudo, os tupis foram "a primeira raça indígena que teve contato com o colonizador e (...) decorrentemente a de maior presença, com influência no mameluco, no mestiço, no luso-brasileiro que nascia e no europeu que se fixava".

 

República Federativa do Brasil, nome que a constituição federal brasileira de 1988 conserva até hoje. Antes, na época da monarquia constitucional, de acordo com a primeira constituição, a constituição imperial brasileira de 1824, era Império do Brasil, e depois, com a proclamação da República brasileira em 1889, o nome foi alterado para Estados Unidos do Brasil. Capital: Brasília, outras cidades-sede: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, as dez mais populosas e ao invés de Belém e Goiânia pelo critério populacional, foram incluídas Natal e Cuiabá por motivos turísticos e logísticos. População: 196.655.014 (2011) Moeda: Real USD Língua oficial: Língua portuguesa A maioria dos brasileiros descendem de povos indígenas do país, colonos portugueses, imigrantes europeus e escravos africanos. No século XIX abriu suas fronteiras à imigração. Cerca de cinco milhões de pessoas de mais de 60 países migraram para o Brasil entre 1808 e 1972, a maioria delas de Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Japão e Oriente Médio. A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sexta maior do mundo por PIB nominal e a sétima maior por paridade do poder de compra (PPC). PIB: 2,477 trilhões 6.º) - Per capita US$ 11.769,41 (75.º) Indicadores sociais - Gini (2012) 51,9 - IDH (2011) 0,718 (84.º) - elevado.

 

Em 27 de agosto de 1914 fez seu primeiro jogo contra o Exeter City da Inglaterra, no campo do Fluminense Club Football, (2 a 0 com gol de Oswaldo Gomes, do Fluminense). Jogo contra a Seleção Argentina valendo a Copa Roca em 27 de setembro venceu por 1-0 em Buenos Aires (gol de Rubens Salles - do Paulistano). Venceu o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América, com Friedenreich marcando o gol do título sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras. A seleção era - e continua sendo dominada erroneamente e de forma discriminatória - por Rio de Janeiro e São Paulo, na Copa de 1930, Preguinho (João Coelho Netto do Fluminense) marcou o primeiro gol da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo contra a Iugoslávia. Em 1934, foi eliminado na primeira fase. Em 1938 conquistou o terceiro lugar, com Leônidas da Silva (Diamante Negro do Botafogo) artilheiro e melhor jogador.

 

É a seleção mais vitoriosa na história das Copas do Mundo possui cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994, 2002). Possui 62 títulos internacionais oficiais (profissional e seleções de base). É a única que jogou todas as copas.

 

Clubes: Santos, São Paulo, Corínthians, Palmeiras, Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Coritiba, Atlético Paranaense, Bahia, Vitória, Sport, Náutico e Goiás.

 

Principais jogadores: Friedenreich, Ademir de Menezes, Barbosa, Domingos da Guia, Leônidas, Zizinho, Pelé, Garrincha, Didi, Zito, Pepe, Nilton Santos, Gilmar, Tostão, Rivellino, Gerson, Ademir da Guia, Luís Pereira, Zico, Falcão, Sócrates, Romário, Ronaldo Nazário, Ronaldo Gaúcho, Rivaldo, Cafú, Roberto Carlos, Kaká, Marcos, Rogério Ceni, Dida e Neymar. Treinadores: Flavio Costa, Feola, Oto Glória, Parreira, Zagallo, Tim, Ênio Andrade, Scolari, Muricy, Abel Braga, Tite.

 

Na África em 2010 venceu a Coréia do Sul 2x1, e a Costa do Marfim 3x1, empatou com Portugal 0x0. Nas oitavas venceu o Chile por 3x0 e nas quartas perdeu para a Holanda 1x2. Não participa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 por ser a sede do torneio. Ranking FIFA 2012 - 18º. Lugar.