Argélia

Estrela e a lua crescente com um objetivo: vitória!

 

A República Argeliana Democrática e Popular, é um país da África do Norte que faz parte do Maghreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², ele é o maior país próximo ao Mediterrâneo e o mais extenso da África.

 

A Constituição argeliana define "o islã, o árabe e o berberes" como "componentes fundamentais" da identidade do povo argeliano e do país como a terra do Islã.

 

Milhares de colonizadores da França, Itália, Espanha e Malta se mudaram para a Argélia para cultivar as planícies costeiras e morar nas melhores partes das cidades argelinas, beneficiando-se do confisco de terras populares realizado pelo governo francês. Pessoas de descendência europeia são conhecidos como pieds-noirs, o presidente francês, Charles de Gaulle, concede autodeterminação aos argelinos em 1959.

 

Tem duas regiões geográficas principais, a região norte, e a região do deserto do Saara, na região ao sul do país. A região norte é formada por quatro zonas: uma pequena faixa de planície acompanhando a costa do Mediterrâneo; a região da cadeia de montanhas do Atlas. 75% dos argelinos usam línguas berberes (cerca de 25 milhões de habitantes) e mais de 85% usam o árabe (cerca de 28 milhões de habitantes), Argel, Orâ e Constantina são as principais cidades.

 

  • Aspectos Gerais:

 

Nome do país: República Democrática e Popular da Argélia;
Capital: Argel;
Línguas Oficiais: Árabe, francês, línguas bérberes;
IDH (2012): O, 713 – Elevado.
Gini (2012): 35.3
PIB (2004): US$ 217,2 bilhões
Renda per capita: US$ 6.799

 

O setor dos hidrocarbonetos é o pilar da economia da Argélia, sendo responsável por cerca de 60% das receitas orçamentais, 30% do PIB e mais de 95% das receitas de exportação. O país tem a sétima maior reserva de gás natural do mundo e é o segundo maior exportador de gás. É ainda o 14º país com maiores reservas de petróleo.

 

  • Futebol:

 

Principais jogadores: Lakhdar Belloumi, Rabah Madjer e Salah Assad.

 

Apelidado de Les Fennecs (As Raposas do Deserto), conseguiu se classificar para três edições da Copa do Mundo, 1982, 1986 e 2010. Na última edição marcou um ponto no Grupo C , tendo enfrentado Estados Unidos, Inglaterra e Eslovénia, e foi desclassificada na primeira fase.

 

Quando sediou a Copa Africana de Nações, em 1990, sagrou-se campeã. Em 2013, na África do Sul, terminou a competição em 13° lugar.

 

A equipe classificou-se para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil vencendo a Burkina Faso (3-2;1-0). A Seleção da Argélia foi a última a confirmar sua base na Copa do Mundo. O local escolhido foi o CT do Atlético de Sorocaba, no interior de São Paulo. A equipe ficará hospedada e treinará no local. Estão no grupo H, junto de Bélgica, Rússia e Coreia do Sul. Estreia contra a Bélgica, às 13 horas no dia 17 de Junho de 2014 no Mineirão em Belo Horizonte. O segundo jogo será no Beira Rio em Porto Alegre no dia 22 de Junho às 16 horas. E o último jogo da primeira fase será contra a Rússia, na Arena da Baixada em Coritiba às 17 horas no dia 26 de Junho.