Seleção de Futebol da UFRN é a segunda melhor do Brasil

18/10/2014
UFRN é a melhor federal do Brasil.

A Seleção Permanente de Futebol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a segunda melhor do Brasil. A final da Liga do Desporto Universitário de Futebol de Campo aconteceu neste sábado (18), no Centro de Treinamento Ninho do Gavião, em Caruaru (PE), o título de campeã da Liga do Desporto Universitário de Futebol de Campo 2014 ficou com a FTC/BA ao derrotar a UFRN/RN nos pênaltis. Na decisão, os baianos começaram abrindo o placar com Carlos Junior, que pegou o rebote de uma cobrança de falta e bateu bonito para o fundo do gol. Ainda no primeiro tempo, os potiguares ficaram com um homem a menos, pois o goleiro Yuri Souza foi expulso ao calçar, na entrada da área, o atacante Leopoldo Leão, que era último homem e seguia em ataque em direção do gol.

Na etapa complementar, mesmo com a inferioridade numérica dentro de campo, a UFRN se segurou como pode e trouxe perigo várias vezes ao gol baiano. Aos 39 minutos, o atacante Carlos Júnior recebeu um cruzamento pela esquerda dentro da grande área. Com eficiência, chutou forte e fez o gol que levou a decisão para as penalidades. Nas cobranças, quem brilhou foi o goleiro da FTC Fernando Dourado, que defendeu a terceira e a quinta batida, garantindo o segundo título dos baianos na LDU de Futebol de Campo.

Após se classificar no grupo C, eliminando adversários como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), a seleção da UFRN eliminou a equipe do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM-PE) nas quartas-de-final, a Faculdade Ateneu (FATE/CE) na semi-final.

A Liga do Desporto Universitário de Futebol acontece todo ano e é a competição mais importante da categoria. A disputa é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A UFRN foi reativada em 2011, após um longo período inativa e, desde então, vem colecionando participações na LDU Universitária. A melhor marca foi em 2013, quando chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pelo time da casa, a Universidade Federal de Uberlândia/MG.