Perfil

UFRN NA COPA

APRESENTAÇÃO PESSOAL, DOS AUTORES DA COLETÂNEA E DO GRUPO DE TRABALHO

O coordenador do projeto João Roberto Liparotti, CPF: 200903319-15) é Professor Adjunto III do Departamento de Educação da UFRN, líder do Grupo de pesquisa: Estudos da vida: homem, natureza e sociedade, Coordenador do Programa de pesquisa e extensão UFRN NA COPA desde 2010. É autor de trabalhos científicos sobre ciência no futebol, treinamento desportivo, atividade física e saúde e esporte educacional em periódicos nacionais e internacionais. Desde o ano de 2002, vem trabalhando em projetos de pesquisa sobre futebol, através da orientação de trabalhos de conclusão de curso concluídos, de pesquisa e extensão. Atualmente coorienta um aluno de doutorado e sete de graduação. Seus times de futebol de preferência são: Água Verde (PR), o Santos (SP) e a Juventus (Itália).

O bolsista matrícula 2011209448 Romerito Sóstenes Canuto de Oliveira - Pós Graduação em Educação Física – UFRN. É professor de Educação Física da rede de ensino municipal da cidade do Natal - RN. Tem experiência na área de Treinamento Desportivo, Futebol, Fisiologia no desporto universitário, preparação física sub 15 BAC FC e categorias de base, Alecrim FC além da Educação Física escolar. Seus times de futebol de preferência são o ABC (RN) e Palmeiras (SP). O autor Marcelo Henrique Alves Ferreira da Silva é docente do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN), na área de Educação Física.  Formado em Educação Física na UFRN (200.2), possui especialização em Avaliação Física e Prescrição do Treinamento (UFPB) e em Fisiologia do Exercício (UGF). Mestre em Psicobiologia (UFRN) e Doutorando em Ciências do Desporto (área de concentração Ciência do Treinamento Desportivo) pela Universidade de Coimbra - Portugal (2012). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Estudos da vida: homem, natureza e sociedade – CNPq com sete orientandos. Profissional de Educação Física concursado no município de Natal e no Estado do RN. Tem experiência na área de Treinamento Desportivo, Futebol, Fisiologia do Exercício e Docência.

O bolsista Wenderson Alex Alves Teodoro aluno de graduação em administração cuja matrícula é a 2012036799, experiência de 8 anos de ensino de língua inglesa, certificado em 2009 pelo IELTS com proficiência 7.5, atua hoje nos diversos segmentos de ensino (bilíngue, curso e cursinhos específicos). No esporte uma ligação com o futebol que vem de berço, participando dos JERN’s de 2002 pela CAP, e 2003/04 pelo CELM, ambos no Futebol Society, fazendo parte do plantel campeão Universitário Estadual de 2012, No programa UFRN na Copa como voluntário em 2012.2 participou do Jogo da Cultura da Paz (Seleção UFRN x Nação Africana), e em janeiro de 2013 passando a ser bolsita do Programa UFRN na Copa, quando pequeno aprendeu a amar um clube verde e branco na Libertadores da América de 1997 e que nas veias correm as cores do América – RN e Palmeiras - SP. O autor Mauro Jeronimo, que em sua tese de conclusão de curso utilizou o “Modelo de jogo: A construção de uma forma de jogar da Seleção de Futebol da UFRN” como tema.

A bolsista Sheyla Karina Carneiro Galvão aluna de Graduação em Licenciatura em Dança - UFRN matrícula 2011021094, com experiência em danças populares, especialmente do Nordeste, tendo participado de alguns grupos folclóricos tanto no Rio Grande do Norte quanto em outros estados. No esporte, sua ligação maior foi com o GR, que praticou durante 8 anos nos colégios Maristella e Salesiano. Seus times de futebol de preferência são o América (RN) e Internacional (RS). O autor Francisco Emílio Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrando em Educação Física pela Universidade do Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa: Ciência no Futebol (UFRN). Tem experiência na área de Educação Física, treinamento desportivo (universitários e categorias de base) na modalidade do futebol de campo. Seus times ABC(RN) e Botafogo(RJ).

O bolsista Alex Victor de Lima Silva, aluno de Graduação em Educação Física – UFRN matricula 2011029790. Teve experiências como: Monitor esportivo do Projeto Segundo Tempo - SGA; Monitor bolsista de basquete e hidroginástica no IFRN - Campus Zona Norte com experiência na área de futebol, integrou, no ano de 2012, a comissão da Seleção Permanente de Futebol da UFRN como analista de desempenho, participando da Liga Brasileira de Desporto Universitário, participando de maneira efetiva no programa UFRN NA COPA desde abril de 2013. Seus times de futebol de preferência são o ABC (RN) e Vasco da Gama (RJ). O autor Ferdinando Teixeira, natural de Pedro Velho no Rio Grande do Norte, foi treinador brasileiro de futebol. Único a ganhar títulos estaduais com os três clubes da capital potiguar, ABC (1984, 1995, 1996, 1999, 2007 e 2008) América-RN (1988, 1989 e 2003) e Alecrim (1985, 1986). Teve importante passagem pelo Fortaleza (CE), clube onde encerrou a carreira, conquistando duas vezes o Campeonato Cearense (2000, 2001). Além do Al Arabi, do Qatar, sempre dirigiu clubes do nordeste. Graduado, atualmente exerce a função de superintendente de futebol do ABC (RN).

O bolsista André Geysson de Souza e Silva aluno de Graduação em Farmácia - UFRN matrícula 2012943193, com experiência no esporte estudantil em Voleibol e Futsal participando do JERN’s, na área de futebol amador jogou seis meses no Palmeira de Goianinha/RN. Atuou com primeiros socorros em Posto de Saúde, podendo ser aplicados no futebol, participando de maneira efetiva no programa de pesquisa e extensão UFRN NA COPA desde abril de 2013.

A bolsista Tianna Lima Fernandes aluna de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura cuja matrícula é 2011043144 , com experiência na área de basquete, em que jogou pelo colégio Marista de Natal, nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s) em 2006, 2008, 2009. 2010; Olimpíadas Escolares (12-14) em 2006 na cidade de Poços de Caldas-MG; Olimpíada Marista do Brasil Centro Norte (OMBCN) que ocorreu em 2008 em Brasília-DF; Olimpíadas Escolares (15-17) em 2009 que ocorreu na cidade de Londrina-PR;. Além de ser pré-convocada para a seleção do Rio Grande do Norte, está atualmente participando efetivamente no projeto UFRN na copa desde maio de 2013. Seus times de futebol de preferência são o América de Natal (RN) e Flamengo(RJ).

A voluntaria Raniele Almeida da Mota do programa de pesquisa e extensão UFRN na Copa, graduanda em Educação Física (Bacharelado) da UFRN, matrícula 2011025271, com experiência na área de Ballet Clássico e Danças Populares, atua como professora de balé desde 2009 e de iniciação esportiva para crianças do Projeto Forças no Esporte (Marinha do Brasil) desde março de 2013. Participou da abertura dos Jogos dos Comerciários, promovido pelo SESC-RN e dos XVIII Jogos Sul-Americanos Escolares como voluntária. Atualmente participa efetivamente do programa UFRN na Copa desde maio de 2013. Seu time de futebol de preferência é o América (RN).

O autor Horácio Accioly Júnior, Professor Doutor em Educação aposentado do Departamento de Educação da UFRN é líder com o coordenador do Grupo de Pesquisa: Estudos da vida: homem, natureza e sociedade - CNPq. Vem trabalhando com a temática de representações sociais, publicando livro e artigos sobre o tema. Orientou dissertações de mestrado e graduandos em Educação Física,  na referida temática. Atualmente é Presidente da Federação norte-rio-grandense de Deposto Universitário (FNDU). Salienta-se ainda que a temática da tese de doutorado versou sobre a temática utilizando-se da metodologia proposta para um dos estudos. Seus times de futebol de preferência são: América (RN) e Flamengo (RJ).

A bolsista Mayara Suzanna de Souza Santos no Programa de pesquisa e extensão UFRN NA COPA: POTIGUAR MESMO, matricula 2012935558, aluna do curso de Educação Física – UFRN (2012.1). Totalmente influenciada por meu pai, torcedor fanático, me tornei flamenguista e abcedista. Comecei a praticar vôlei aos cinco anos de idade, fui aluna-atleta dessa modalidade ate terminar o ensino médio. Durante esse tempo disputei JERN’S, torneios municipais, estaduais e brasileiros, acumulei mais de 60 medalhas e alguns troféus. Escolhi Educação física justamente pra continuar nesse “mundo” do esporte, mas depois que ingressei na universidade percebi que um profissional dessa área vai bem além das modalidades esportivas. O autor Gildasio Lucas de Lucena, possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UFRN). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia em ortopedia e traumatologia, reabilitação esportiva.

A bolsista Rayanne Medeiros da Silva no Programa de pesquisa e extensão UFRN NA COPA: POTIGUAR MESMO, matrícula 2012935600, aluna do curso de Educação Física - Licenciatura - UFRN (2012.1). Atleta da modalidade capoeira há 10 anos, com alguns títulos conquistados como medalha de ouro no encontro mundial realizado na Bahia (2012) campeã brasileira pela FEDERAÇÃO, medalhas conquistadas nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’S). Torcedora dos times Flamengo F.C (RJ) e America F.C. (RN).Escolhi o curso por ter uma vivência com o esporte desde muito cedo e tive exemplos de grandes professores dessa área.

A bolsista Sheilla Miris Santos Bolsista no Programa de pesquisa e  extensão UFRN NA COPA: POTIGUAR MESMO, matrícula 2012935647, Sheylla Miris de Lima Santos, estudante do curso de Educação Física (Licenciatura) –UFRN (2012.1). Torcedora do América de Natal, comecei a dançar balé aos 6 anos de idade e troquei a dança pelo vôlei de quadra  aos 11 anos, logo me apaixonei. Até terminar o ensino médio pratiquei também natação e handebol, o que só reforçou o meu amor pelo esporte. Poderia dizer que escolhi a Educação Física, mas na verdade, eu aceitei a profissão que já estava na minha vida desde que nasci. Cresci praticando esportes, dentro de academia de musculação e campeonatos de fisiculturismo, acompanhando meus pais que são profissionais da área.

O bolsista Diego Neylton de Medeiros do programa de pesquisa e extensão UFRN na Copa, aluno da graduação em Educação Física Licenciatura, matrícula 2012972767. Com experiência no futebol ao participar do time de futebol do bairro de Felipe Camarão e com o futsal por jogar desde os 7 anos de idade na escola Fundação Bradesco. Seus times de futebol preferidos são o ABC (RN) e o Flamengo (RJ). o autor Eduardo Caldas Costa... Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em exercício físico aplicado à reabilitação cardíaca e grupos especiais pela Universidade Gama Filho (UGF). Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela UFRN. Atualmente é professor adjunto I da UFRN (Departamento de Educação Física) e orientador permanente do programa de pós-graduação em Educação Física (Mestrado). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício (GPEACE-UFRN) e pesquisador colaborador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biologia Integrativa do Exercício (GEPEBIEX-UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Adaptações Biológicas ao Exercício Físico (GABEF-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: respostas psicofisiológicas ao exercício e treinamento físico (foco no futebol), fisiologia clínica do exercício, prescrição de exercício para populações clínicas e saúde da mulher (foco na síndrome dos ovários policísticos). Seu time de futebol de preferência é o ABC (RN).

Voluntária do programa UFRN na Copa, Letícia Regis de Almeida, aluna do curso de Educação Física licenciatura na UFRN, matricula 2013041158. Pratiquei natação por todo o ensino fundamental e médio, por motivos de saúde. Atualmente sou atleta de judô, faixa verde e o pratico há 4 anos, o esporte se tornou uma paixão e um dos maiores motivos pela escolha do curso que faço aqui na universidade. O futebol também é uma das minhas paixões, apesar de não entender muito, torço pelo América (RN) e Flamengo (RJ) e sempre que posso acompanho os jogos. Sempre que posso pratico todos os esportes, apesar de não saber muito as regras, mas sempre estou disposta a praticá-los.

Voluntária do programa UFRN na Copa, Isabela Inês Leonardo Pereira, aluna do curso de Educação Física, licenciatura, matricula: 2013053328. Cursei dois semestres do curso Gestão Desportiva e de Lazer, 2012, no IFRN. Já fiz estágios pelo SESC, em colônias de férias, Dia do Trabalhador e Projeto Verão. Pratiquei Handebol durante 4 anos,2005 a 2009, representando o  time da cidade de Caravelas/BA. Jogando em torneios da região e no estado do Espírito Santo. Treinei durante 2 anos boxe, também na Bahia, Salvador. No momento estou parada. Esportes em geral me fascinam muito, mesmo não sabendo praticar todos, estou sempre disposta a aprender.  No futebol nacional torço pelo Flamengo, e no estado torço pelo América.