Passeio pelas praias urbanas de Natal

Por Karina Carneiro

30/06/2014
Praia de Ponta Negra

Para quem deseja fazer um passeio pelas praias do Centro da Cidade de Natal, as opções são bem diversificadas.

 

Na Praia do Meio, encontra-se a estátua de Iemanjá, um monumento de ferro e concreto que retrata a influência da matriz africana na cultura brasileira. A norte, segue-se com a Praia do Forte, que recebe este nome por abrigar o Forte dos Reis Magos, a mais antiga edificação do estado potiguar, que servia de base militar a partir da invasão de tropas portuguesas vindas com a missão de construir uma fortaleza, no final do século XVI. Ao Lado, a Ponte Newton Navarro liga o centro de Natal à Zona Norte da Cidade.

 

Ainda tomando a Praia do Meio como referencial, ao sul, vem a Praia dos Artistas, onde existe um centro de artesanato do Nordeste do Brasil, uma feirinha ao ar livre também de artesanatos regionais e a Ponta do Morcego, local semelhante a uma "miniatura de península" que conta com um mirante de onde se vê além da Praia dos Artistas a praia de Areia Preta. A razão para o nome da praia é a tonalidade escura de sua areia. Também é conhecida por Praia de Miami devido à instalação de uma base militar nesta praia, durante a Segunda Guerra Mundial, pelos americanos.

 

De Areia Preta vê-se o Farol de Mãe Luíza com seus 151 degraus de escadaria em espiral e 37m de altura, localizado no bairro de mesmo nome, no alto das dunas de onde pode-se visualizar as praias de Ponta Negra de um lado e Genipabu de outro.

 

Seguindo em direção à Zona Sul de Natal, chega-se à Praia de Ponta Negra, onde se situa o Morro do Careca, uma pequena duna de aproximadamente 107m de altura. Atividades no morro são proibidas, para sua conservação e de sua mata de restinga. Em Ponta Negra há passeios de catamarã contornando todo o Morro do Careca, feirinhas de artesanatos regionais e restaurantes com comidas típicas do Nordeste. Muitos moradores da Vila de Ponta Negra desenvolvem atividades ligadas às tradições potiguares, como as rendeiras de bilro, os pescadores, os grupos de danças e músicas praieiras, o boi de reis, pastoril entre outros.