Prefeitura do Natal libera a partir desta terça-feira, o túnel da avenida Capitão Mor Gouveia

Gerais

17/07/2014
Outras obras, a exemplo de passarelas e viaduto da BR 101 sofrem novos atrasos

É fato que a chuva traz danos ao andamento de qualquer obra de engenharia a céu aberto. Por outro lado, elaborar cronogramas de obras sem levá-la em consideração, principalmente em meses em que o fenômeno é recorrente (embora este ano tenha se concentrado em poucos dias), é forte indício de falta de planejamento. Tal situação é retrato do que acontece com as obras do Complexo Viário Dom Eugênio Sales, no entorno da Arena das Dunas.

 

Depois de mais de um mês da inauguração oficial, mais uma peça do Complexo Viário será liberada para o tráfego: túnel da avenida Capitão-mor Gouveia com a Prudente de Morais. Conforme o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal, Tomaz Neto, o fluxo será permitido a partir das 17 horas de hoje.

 

O sistema gradual de inauguração das peças do Complexo, que começou no dia 25 de junho com o túnel da avenida Romualdo Galvão, está previsto para se estender até o dia 31 deste mês. Neste dia, está prevista a liberação do viaduto da BR-101 localizado ao lado da Arena das Dunas.

 

Antes disso, a passarela de pedestres sobre a avenida Prudente de Morais e outra na Lima e Silva com Morais Navarro (rua ao lado do Sebrae) deverão estar prontas na próxima segunda-feira (21). No mesmo dia, também está marcada a liberação do túnel da avenida Raimundo Chaves no cruzamento com a Prudente de Morais em Candelária. Atualmente este túnel está 95% concluído.

 

"As obras estavam todas alinhadas para serem entregues no dia 15. Mas as chuvas principalmente impactaram nas obras e até o dia 21 a gente consegue entregar as passarelas e o túnel da Raimundo Chaves", justificou o titular da Semopi.

 

Segundo Tomaz Neto, o viaduto da BR – 101 está 95% concluído. "De concreto não falta mais nada para fazer". Apesar disso, a equipe de reportagem observou que uma extensão de cerca de 10 metros da mureta de contenção no alto do viaduto ainda estava apenas com as ferragens aparentes.

 

Conforme o secretário, os operários da obra do viaduto da BR – 101 se concentram agora na construção dos muros de "terra armada" nas pontas do viaduto. Esses muros são estruturas de contenção feitas com aterro compactado e pré-moldados nas laterais. O viaduto começou a ser construído em janeiro deste ano, três meses depois do resto do Complexo Viário.

 

Em abril, a Prefeitura de Natal divulgou que esta peça não ficaria pronta a tempo da Copa do Mundo e seria coberta com tapumes, uma vez que fica vizinha ao estádio Arena das Dunas. Assim foi feito. Até o início do mês de junho, a previsão era que a estrutura estivesse pronta até o dia 30. Mas as chuvas que assolaram Natal fizeram prejudicaram a cura do concreto, que já havia sido colocado depois da data prevista divulgada pela Prefeitura (até 30 de Maio).

 

O Complexo Viário Dom Eugênio Sales compreende o viaduto estaido na avenida Prudente de Morais, seis túneis, duas passarelas e o viaduto da BR - 101. A obra custou R$ 222 com recursos do FGTS e contrapartida da Prefeitura de Natal. A inauguração oficial foi feita com pouco mais de 200 dias de obras em curso em junho passado. Apesar disso, as obras continuaram em andamento nas peças que não haviam ficado prontas. O prazo contratual para a entrega do serviço 330 dias, que ainda não expirou.

 

Notícia na íntegra: Prefeitura do Natal libera a partir desta terça-feira, o túnel da avenida Capitão Mor Gouveia