Placar cria um modelo de calendário ideal para o futebol brasileiro

Legado Esportivo e Conhecimento

12/09/2014
O excesso de datas e a falta de preparação adequada prejudicam o desempenho físico dos atletas.

O dia era o mesmo. As circunstâncias, no entanto, diferentes. Na Vila Belmiro, o São Paulo cumpria sua 59ª partida oficial no ano ao perder para o Santos por 3 x 0 diante de 7788 pessoas. A quase 3000 quilômetros, em Belém, o Remo vencia por 3 x 0 o Flamengo. Não era um jogo do time profissional, mas a Copa do Brasil sub-20.

Os paraenses levaram 23294 torcedores para as arquibancadas, público ótimo até mesmo para a série A do Brasileiro. Havia cinco meses o Remo não colocava seu time em campo para um jogo oficial. O calendário remista havia terminado em 5 de maio, quando o Azulino perdeu a decisão do segundo turno do Estadual. O 2013 remista estava encerrado com apenas 24 partidas. O São Paulo ainda poderia entrar em campo mais 21 vezes no ano, terminando a temporada com 80 jogos.

Remo e São Paulo são parte do mesmo problema. Os grandes sofrem com o acúmulo de datas e competições. Os pequenos, com a falta delas. O atual calendário só prevê competições estaduais para os clubes que não conseguirem índice técnico para a série D - nos casos de estados sem clubes nas séries A, B ou C, isso equivale a ser campeão.

Essas distorções - e o apertado calendário para 2014, um ano de Copa do Mundo no Brasil - provocaram uma das raras revoltas organizadas de jogadores no país: a criação do grupo intitulado Bom Senso F.C., que reúne atletas e estudiosos do futebol exigindo condições adequadas de trabalho para os jogadores. "Os atletas fizeram um primeiro movimento para levantar quais pontos eles deveriam exigir. Era preciso que existissem férias adequadas, pré-temporada e uma quantidade limitada de partidas", afirma Eduardo Conde Tega, diretor da Universidade do Futebol, uma das entidades convocadas pelo grupo para elaborar as reivindicações.

LEIA MAIS: PLACAR cria um modelo de calendário ideal para o futebol brasileiro