UFRN solicita ao Ministério dos Esportes manutenção de pista de atletismo

10/04/2014
Universidade deve contribuir com pesquisas que auxiliem a melhoria da saúde e desempenho dos atletas de alto rendimento

"O esporte é uma atividade de cidadania e a formação cidadã se faz com ensino, educação esportiva, cultura e lazer. Por isso, o interesse do Ministério dos Esportes em procurar instituições da Região Nordeste do país que tenham condições de acolher polos de referência em atletismo para formação de atletas de alto rendimento no país".

Essa declaração da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, feita para a TV Ponta Negra, hoje à tarde, resume os esforços dos dois lados para um acordo que venha garantir, por parte do Ministério, a manutenção da pista de atletismo da UFRN. Em contrapartida, a UFRN deve contribuir com pesquisas que auxiliem a melhoria da saúde e desempenho dos atletas de alto rendimento.

A Universidade apresenta as condições ideais para esse projeto que o Mineistério dos Esportes quer implantar fora dos grandes centros urbanos do país porque dispõe, conforme reconhece Ricardo Layser, secretário de Esportes de Alto Rendimento, de uma pista de atletismo dentro das normas técnicas da Federação Nacional de Atletismo, de ensino de graduação e pós em educação física e, sobretudo, um histórico desse esporte entre os potiguares: Magnólia Figueiredo, destaque no atletismo nacional nas duas últimas décadas do século XX, com conquistas de títulos e participação em disputas internacionais.

Depois do encontro de Ângela Paiva com o secretário do Ministério, na última sexta-feira, em Brasília, a UFRN aguarda a minuta do projeto para análise do assunto. Enxergamos que esse novo espaço esportivo, destacou a reitora durante a entrevista à emissora, "vai atrair jovens da região e do restante do país que queiram se preparar para grandes competições do atletismo". Com isso, "teremos uma infinidade de pesquisas no sentido de gerar informações e produzir novos conhecimentos que venham apoiar o esporte brasileiro", completou Ângela Paiva.

Notícia na íntegra: UFRN solicita ao Ministério dos Esportes manutenção de pista de atletismo