O Brasil é o país do futebol?

Gerais

12/02/2014

Estádios cada vez mais vazios, audiência baixa na TV, clubes endividados, seleção em má fase. Por outro lado, cotas de TV e de patrocínio em alta, jogadores de alto nível mantidos ou repatriados e expectativa em alta com a realização da Copa do mundoe com a inauguração de novos e modernos estádios.

 

A BBC Brasil ouviu especialistas e coletou dados para tentar responder à pergunta e traçar os desafios que o esporte enfrenta para manter o título de "paixão nacional". Um dos principais problemas do futebol brasileiro é a crônica ausência de público nos estádios, acentuada nos últimos anos. No ano passado, a média de público da série A (a primeira divisão nacional) foi de 12.983 pagantes por jogo, 13% inferior à do ano anterior.

 

Chamado no passado de "esporte das multidões", já não consegue atrair o mesmo interesse dos torcedores aos estádios. Segundo levantamento recente da consultoria Pluri, com dados de 2011, a média de público do brasileirão foi apenas a 13ª do mundo, atrás de campeonatos nacionais de países sem tradição no esporte, como EUA, Japãoe China, e até mesmo dos campeonatos da segunda divisão da inglaterra e Alemanha.

 

Nos campeonatos regionais, a situação é ainda pior. Nas décadas de 60 e 70 eram comuns jogos dos campeonatos regionais que reuniam mais de 100 mil pessoas no estádio. Entre os 10 maiores públicos da história, cinco foram registrados em clássicos do campeonato carioca.

 

Mas o público vem caindo a cada ano. Um outro levantamento da Pluri indica que o público médio dos 25 principais campeonatos estaduais do país teve uma queda de 9% neste ano em relação ao ano anterior.

 

O maior e mais rico campeonato estadual, de SP , teve uma média de público de apenas 6.217 pagantes por jogo, levemente inferior à do campeonato mineiro, o de maior público, com 6.451 pagantes em média por jogo. Dos 25 campeonatos analisados, 11 tiveram média inferior a mil pagantes por jogo -os jogos do campeonato acriano foram vistos em média por 245 torcedores por jogo.

 

Em um ranking dos cem clubes com maior média de público no mundo, compilado pela Pluri, há apenas três equipes brasileiras- em menor número que os quatro clubes da China ou os dez do México, por exemplo, e muito aquém dos 22 times da Alemanha e 20 da Inglaterra, países que dominam os rankings de público.

 

O Santa Cruz de Pernambuco, com média de público de 36.916 em seu estádio, no Recife, é o clube brasileiro mais bem colocado no ranking, na 39ª posição, mesmo disputando a série C .

 

Os outros clubes brasileiros no top 100 são Corínthians (65ª posição no ranking, com média de público de 29.424) e Bahia (100º, com média de 22.741).

 

Os líderes do ranking são o alemão Borussia Dortmund, com média de 80.552 de público e 100% de ocupação do estádio, e o Manchester United com público médio de 75.387 e 99% de ocupação.

 

Extraído de BBC Brasil: O Brasil é o país do futebol?