Participação do grupo Caboclos do Mestre Bebé

Potiguar mesmo!

20/06/2014
Fotos: Alcivan Alves

O Projeto Potiguar MESMO, coordenado pela bolsista Sheyla Karina Carneiro Galvão, inserido no Programa de Pesquisa e Extensão da UFRN na Copa, contou com um dos grupos potiguares do Município de Major Sales que representou a cultura norte rio-grandense ao final do Congresso Internacional Futebol e Ciência, antes do lançamento da Coletânea Ciências no Futebol Potiguar, que reuniu 15 coautores do futebol potiguar.


Sob a direção geral de Alcivan Silva e coordenação de Francisco de Assis Silva - o Mestre Bebé-, composto por dançarinos e músicos, o grupo realizou a apresentação no intervalo entre a palestra de Barry Gorman e Paul Marco, da NSCAA (National Soccer Coaches Association of America), e o lançamento do livro Ciências no Futebol Potiguar, no pátio de aproximadamente 10m². A princípio, a Malhação do Judas, ponto culminante do folguedo, não iria se realizar, devido ao baixo pé direito do espaço.


Entretanto, mais uma adaptação que deu certo fez com que os brincantes demonstrassem ao público a razão dos urros e pisadas fortes desta dança. Em substituição ao boneco Judas pendurado ao teto, um dos integrantes foi ao meio do círculo para cumprir o papel do "malhado". A apresentação durou cerca de 15 minutos. O público se mostrou atento e curioso, apreciando e indagando sobre as questões de tradicionalidade, origem, evolução do folguedo, entre outras observações interessantes. Ao final, a cantora Simone Silva chamou a todos a entrar na dança, quando a maior parte dos expectadores participou da brincadeira, numa rica e divertida experiência cultural.